
Um idoso de 81 anos, que ‘trampava’ como caseiro em um sítio, foi resgatado, nesta quinta-feira (4), pela Polícia Civil, por viver em uma situação de abandono e humilhação em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A vítima ainda teve o benefício previdenciário ‘bafado’ pelo patrão.
Leia Também:
De acordo com a polícia, o coroa se encontrava em uma situação de extremo abandono com violações que comprometiam sua saúde, segurança e dignidade. Os responsáveis pela situação não foram encontrados até o fechamento desta matéria.
Após o resgate, o idoso foi encaminhado para atendimento especializado, recebendo acolhimento e suporte inicial das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. A apuração foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), com apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).

O trabalho de cuidado e combate aos maus tratos contra idosos integra a Operação Legado Vivo. As investigações continuam para encontrar os suspeitos e poder definir o enquadramento criminal dos responsáveis. Eles podem responder por:
➡️ abandono de vulnerável;
➡️ redução à condição análoga à de escravo;
➡️ apropriação de proventos;
➡️ além de outros delitos previstos em lei.

