25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Batendo certo - 29/07/2023, 16:23 - Da Redação

Polícia reforça segurança no Centro Antigo, e comerciantes celebram

Donos de estabelecimentos na região destacam o trabalho feito pelo 18º Batalhão de Polícia Militar

18º BPM tem marcado forte presença no centro de Salvador
18º BPM tem marcado forte presença no centro de Salvador |  Foto: Divugalção

Comerciantes de bairros do Centro Antigo de Salvador têm destacado o policiamento contínuo na região. A sensação de segurança é um dos fatores que garantem o pleno funcionamento dos estabelecimentos, que costumam receber muitos clientes por estarem localizados em ruas movimentadas. Moradores e funcionários das lojas afirmam que o trajeto pelo entorno dos comércios também tem sido feito com tranquilidade.

É o que confirma Jailton Peixoto, dono do Empório do Galego, um minimercado que há 15 anos funciona na Rua do Paraíso, em Nazaré. “A Polícia Militar mantém um policiamento efetivo e regular aqui na nossa área. As rondas nos dão uma sensação maior de segurança. Além disso, nosso funcionário vem da Estação da Lapa ou da Estação Barroquinha e, com o policiamento, se sente muito mais seguro para fazer esse trajeto até aqui”, ressaltou.

A ação na região relatada por Jailton é realizada pelo 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), com o uso de motos, rádios, viaturas e policiais circulando a pé, numa área que compreende desde o Convento da Lapa até o Santo Antônio Além do Carmo, incluindo bairros como Barris e Nazaré, onde ficam ruas tradicionais de venda de artigos de festas e bomboniere. O objetivo é ampliar a segurança na região, por onde circulam muitas pessoas, diariamente.

“A Polícia Militar desenvolve algumas operações aqui no Centro Antigo. A operação Fortaleza Barroca, por exemplo, visa implementar o policiamento a pé e o motopatrulhamento, para oferecer mais segurança à população que frequenta o comércio central da região de Salvador, bem como os turistas e o próprio povo baiano”, explicou o subcomandante do 18º Batalhão, major Normando Júnior, durante os trabalhos, na manhã deste sábado (29).

A gerente da Magazine Festas, Tássia Pimentel, mora na Barroquinha e trabalha na Rua do Paraíso. Ela faz o percurso para o trabalho andando. “Com esse policiamento, a gente se sente mais seguro. É uma ação benéfica para a região, para nossa loja e para o comércio em geral”, afirmou a comerciária.

Ainda segundo o major Normando, já houve uma redução no índice de ocorrências na região, nos últimos seis meses. “A gente tem tido bons resultados. Os índices de furtos e roubos caíram, e a sensação de segurança, segundo os próprios usuários, que são os comerciantes e a própria população, melhorou muito”, completou.

exclamção leia também