Na manhã deste sábado (25), uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar está sendo realizada no conjunto habitacional na Avenida Jequitaia, em Salvador, popularmente conhecido como Carandiru. A ação integra a 3ª Fase da Operação Proteger, focada na repressão ao tráfico de drogas e crimes correlatos na região. Com a participação de aproximadamente 200 policiais para cumprir mais de 10 mandados judiciais, resultando em prisões e apreensões.
As investigações do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) indicam que o conjunto habitacional, com mais de 100 apartamentos, tem parte dos imóveis ocupados por indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas e outros crimes. A operação busca não apenas capturar os suspeitos, mas também apreender drogas, armas, insumos para o tráfico e outros objetos ilícitos.
As ações da 3ª Fase da Operação Proteger continuam, com equipes realizando buscas e cumprindo mandados. Até o momento, várias prisões foram efetuadas e um número significativo de drogas e armas foi apreendido.
Coordenada pelo Denarc, a operação contou com o apoio de várias unidades policiais especializadas, incluindo a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), o Canil da Core, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC/BTS), a Rondesp/BTS, o Batalhão de Policiamento Tático Móvel (Patamo), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Esquadrão Águia, o 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA).