
A Coordenação de Inteligência Cibernética (Ciberlab) do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil da Bahia está rastreando a internet em busca de perfis falsos de redes sociais que foram usados para fazer ameaças contra instituições de ensino no estado. Desde a Operação Escola Segura, que começou na última segunda-feira (10), o Ciberlab já descobriu 15 perfis envolvidos na disseminação de ameaças contra várias escolas na Bahia.
Foram identificados 14 adolescentes e apenas um adulto entre os perfis utilizados. Deste número, também foi expedido cinco mandados de busca e apreensão em residências dessas pessoas. “É importante ao registrar um boletim de ocorrência, enviar prints de mensagens, de perfis de redes sociais e outros elementos que possam ajudar na identificação destas pessoas”, informou o coordenador da Ciberlab, delegado Delmar Bittencourt.
Desde o início da operação nacional "Escola Segura", deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Polícia Civil tem participado ativamente. Até o momento, na Bahia, 23 adolescentes foram conduzidos por atos infracionais relacionados a ameaças e incitação ao crime.