
A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) realizou a Operação Amordaçar, nesta quarta-feira (22), que terminou com a apreensão de mais de meia tonelada de maconha, no município de Itamaraju, no extremo sul do estado. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
Leia Também:
Segundo a PC-BA, o material foi localizado em uma fazenda na zona rural do município, utilizada como ponto de cultivo, colheita, beneficiamento e armazenamento de maconha.
Tudo iniciou com o trabalho de inteligência que 'pegou a visão' do local como ponto de distribuição de drogas para diversos municípios baianos, incluindo Salvador. No momento da ação, três homens que faziam a segurança da propriedade atiraram contra os policiais e fugiram. Ninguém ficou ferido.
A operação resultou em mais de meia tonelada de maconha, 65 munições calibre .380, um carregador de pistola municiado, além de balanças de precisão, prensa, dichavadores e outros objetos tradicionalmente usados no narcotráfico.
Também foram encontrados uma máquina de lavar e um freezer, utilizados na preparação da maconha conhecida como ice. No mesmo local, os policiais identificaram também a produção de skunk, variedade mais potente e concentrada da droga.

Segundo o delegado Ernandes Júnior, diretor do Denarc, a apreensão representa um prejuízo estimado em mais de R$ 2 milhões ao crime organizado. “A Polícia Civil da Bahia atua de forma constante no combate ao narcotráfico. Essa operação reforça a importância do trabalho investigativo e a qualidade técnica da equipe. As investigações prosseguem para localizar e prender os envolvidos e desarticular toda a estrutura criminosa de produção e distribuição”, afirmou.