26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

cadeia neles - 07/06/2024, 11:28 - Da Redação

PMs são investigados por envolvimento na morte de oito pessoas na BA

Ocorrência aconteceu em julho de 2023 no nordeste do estado

Ação foi realizada nesta sexta-feira (7)
Ação foi realizada nesta sexta-feira (7) |  Foto: Divulgação / MP-BA

O Ministério Público investiga a morte de oito pessoas em uma ação realizada pela Polícia Militar da Rondesp Chapada em julho de 2023 no Município de Itatim, no nordeste da Bahia. Na operação, chamada ‘Sangue Oculto’, as autoridades cumpriram doze mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (7). Os militares investigados foram afastados, conforme decisão da Justiça.

O procedimento foi realizado nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Por lá, os agentes apreenderam celulares, documentos e armas.

O Ministério Público informou que, a operação dá seguimento ao processo de investigações realizadas pelo Geosp, a respeito do caso que aconteceu na Chapada no Morro do Tigre, no Município de Itatim, no dia 30 de julho de 2023. Duas mulheres e seis homens morreram, sendo que três deles eram adolescentes e amais nova tinha 13 anos.

Leia mais:

Ataque de grupo armado é frustrado pela PM na Capelinha de São Caetano

Jovem é brutalmente assassinado em Campinas de Brotas

Operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual
Operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual | Foto: Divulgação / MP-BA

Após apurações, foi constatado que existem fortes chances das vítimas terem sido assassinadas e que a cena do crime foi modificada de forma proposital. Na época, o caso havia sido tratado como tiroteio entre os policiais e as vítimas após abordagem, porém as provas e perícias indicaram o que real aconteceu. O material colhido na ação será analisado e ajudará no processo de investigação e responsabilização dos oito PMs.

A Operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), juntamente com a Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force) e com a Corregedoria da Polícia Militar (Correg).

exclamção leia também