Dois agentes da Polícia Militar estão sendo acusados de pelo menos cinco homicídios no município de Euclides da Cunha, no Nordeste baiano. A dupla é investigada na 'Operação Sertões' que foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º), pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), através do Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Ao todo, seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Euclides da Cunha e em Ribeira do Pombal, município próximo. Até o momento foram apreendidos estojos e armas de fogo, armas brancas, documentos e celulares. Segundo informações do MP-BA, um homem que não exerce função pública também é um dos alvos da operação.
Os dois policiais estão sendo investigados por homicídios que aconteceram nos dias 22 de junho de 2019, 30 de dezembro de 2021 , 27 de julho de 2023 e mais dois assassinatos no dia 21 de junho de 2019 que foram classificadas como execuções sumárias. Todo o material apreendido vai ser analisado pelos promotores de Justiça.
Os mandados foram autorizados pela Vara Criminal da Comarca de Euclides da Cunha. Auxiliaram na operação agentes do 5º Batalhão da Polícia Militar de Euclides da Cunha e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Nordeste) de Ribeira do Pombal.