Na véspera de São Pedro, dia 28 de junho, acontece a tradicional guerra de espadas no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta sexta (28), não foi diferente e muitos moradores empunharam os fogos de artifício e foram para ruas do bairro.
No entanto, a tradição é considerada crime, desde 2017. Mesmo assim, em Periperi a disputa deve ocorrer durante todo o fim de semana.
Para acabar com a 'festa', a Polícia Militar montou uma operação, no final de linha do Conjunto da Urbis, e está 'arrepiando' no local. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Portal Massa!, militares estão dispersando a multidão que acompanha a guerra com bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha.
Mesmo com a presença dos militares no local, onde tradicionalmente ocorre a guerra de espadas, os 'espadeiros' não se intimidaram, e continuaram agindo pelas ruas do bairro.
Segundo moradores, a guerra de espadas deve perdurar ainda durante toda a madrugada deste sábado (29), e também durante o fim de semana. Ainda de acordo com informações de populares, mesmo após a dispersão da multidão, provocada pelos PMs, os admiradores da tradição retornam ao local.
O Portal Massa! entrou em contato com a Polícia Militar para obter mais informações sobre a operação no bairro, no entanto, até o momento de publicação desta matéria, não obteve resposta.
Confira: