A Bahia estará muito bem representada nas missões da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso porque o cabo da Polícia Militar da Bahia, Luciano Santana, foi selecionado para atuar nas forças de paz da instituição, juntamente com outros seis militares brasileiros, que foram aprovados no estágio promovido pelo Exército Brasileiro.
Leia também:
Lula tem microfone cortado em fala sobre ameaças nucleares na ONU
PM que enquadrou 'Boca de 09' é afastado das ruas
Militar há 16 anos, Luciano faz parte do 8ª Batalhão, em Porto Seguro, no extremo sul baiano. Um dos diferenciais no currículo do militar foi o fato dele ser poliglota, falando três línguas, sendo inglês, português e francês.
Além disso, Luciano se descreve como conhecedor de diferentes culturas, tendo o passaporte recheado de carimbos. O militar já viajou para países como Israel, Palestina, Austrália, Cuba e Etiópia.
Em entrevista à TV Santa Cruz, o militar contou que irá participar de missões no exterior, em uma função semelhante a que exerce no Brasil.
"Pelo que tem mostrado até agora, os policiais que vão servir na ONU, vão exercer a mesma função lá fora. Eles trabalham junto com as forças policiais locais, atendem ocorrências, então eu incorporo em uma viatura de lá e troco conhecimentos com policiais", revelou.
Luciano já passou pela primeira das três etapas do estágio do Exército, que dura um total de 10 semanas. Atualmente na segunda fase, o militar está no Rio de Janeiro para aperfeiçoar a língua inglesa, considerada universal.