A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (13), uma operação para investigar um esquema de manipulação de resultados esportivos, em especial, jogos da Serie A2 do Campeonato Sergipano de 2022. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Gonçalo (RJ) e Curitiba, além de cidades sergipanas.
Em Sergipe, as ações aconteceram em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Boquim, Riachão do Dantas e São Domingos. No estado foram realizadas três prisões preventivas. Já no Rio, foi executada apenas uma prisão.
De acordo com a PF, o esquema ocorria da seguinte forma: as apostas sobre os resultados dos jogos eram feitas já com a certeza, através do acordo com dirigentes, treinadores e jogadores, de que os cenários apresentados na 'sorte' aconteceriam.
O fraudador do esquema era o responsável por procurar os atletas para realizar a proposta indecente. Já de olho no esquema, os dirigentes contratavam treinadores já envolvidos com esse tipo de crime. Os treinadores seguiam a pirâmide e escolhiam jogadores de sua confiança para o jogo sujo.
Em nota, a Federação Sergipana de Futebol afirmou que "combate esse tipo de prática veementemente e está à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. A entidade em parceira com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem buscando de todas as formas banir esse tipo de conduta no futebol, tanto que uma empresa foi contratada para acompanhar e monitorar essas situações no meio esportivo".