Um possível caso absurdo de racismo tem sido muito repercutido nas redes sociais, na manhã deste sábado (29), trazendo comentários até de famosos da televisão. Por meio da publicação de um vídeo no Instagram, a jornalista baiana Elaine Hazin mostrou toda a indignação de uma mulher negra, que compartilhou um forte desabafo dentro de um avião, da companhia aérea Gol, após enfrentar problemas com o espaço da aeronave para guardar a mochila.
A legenda da publicação destaca que uma mulher, de nome Samantha, estaria sendo acusada de tirar a ordem do voo 1575, ao ser apontada pelo comandante de ser “a razão do atraso” da decolagem da aeronave, do aeroporto de Salvador com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
"Conseguimos um lugar para a mochila de Samantha e nem mesmo assim o voo decolaria. Mais uma hora de atraso, nenhuma satisfação da cia área", explicou a jornalista.
Ainda segundo as informações da publicação, mesmo depois do problema da mochila de Samantha ter sido resolvido, ela foi retirada do voo, por três policiais federais, por ordens do comandante. "Homens da Polícia Federal entram de forma extremamente truculenta no Avião para levar a “ameaça” do voo embora".
"Não dizem a razão de levá-la presa, só que foi uma ordem do comandante. Samantha era uma ameaça por ser uma mulher, ser preta, ter voz. Ela foi levada pela polícia, eu quase fui levada junto por defendê-la, me agrediram, me ameaçaram. A mãe de Samantha chorava desesperada ao telefone por não saber o destino de sua filha. Eu chorava também. Outras mulheres e homens se desesperavam", detalhou Elaine Hazin.
O caso foi repercutido pelo apresentador da Globo, Manoel Soares, que também compartilhou a história em suas redes sociais. "Voo 1575 de Salvador para São Paulo. Samantha ainda está, até esta postagem, detida no aeroporto e não sabe o porque. @VoeGOLoficial qual explicação para uma atitude dessas? Esperamos que não seja o que parece", publicou ele no Twitter.
Voo 1575 de Salvador para São Paulo.
— Manoel Soares - TV (@ManoelSoares_) April 29, 2023
Samantha ainda está, até esta postagem, detida no aeroporto e não sabe o porque.@VoeGOLoficial qual explicação para uma atitude dessas?
Esperamos que não seja o que parece. pic.twitter.com/ViJ1z8JNp1
Quem também se sensibilizou com a situação de Samantha foi apresentadora da Globo, Rita Batista, que compartilhou o caso em seu perfil oficial do Instagram. Nos bastidores do programa 'É de Casa', ela falou sobre o assunto. "Eu acho importante que a gente quesitone a Gol", afirmou a também baiana ao revelar um caso semelhante que sofreu recentemente com a mesma companhia aérea.
Até o momento, nem a Polícia Federal, nem a GOL se pronunciaram sobre o ocorrido.