Um operação da Polícia Federal com apoio internacional é realizada nesta quarta-feira (12). O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. São 33 mandados de prisão em seis estados e 49 de busca e apreensão em nove.
A operação foi batizada de "Match Point" e, de acordo com a PF, um dos líderes da organização criminosa é um cidadão da Islândia que mora no Brasil.
São investigados os crimes de lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. Os acusados podem pegar mais de 40 anos de cadeira, segundo a PF.
Ainda segundo a polícia, o grupo criminoso era dividido em duas células e atuava em várias cidades brasileiras, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Cerca de 250 policiais federais atuam na ação.
Foi realizado também o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, confisco de 57 imóveis e de diversos veículos e embarcações. Os bens da operação podem superar os R$ 150 milhões.
A polícia da Islândia está autorizada judicialmente para acompanhar toda a operação.