26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Não passarão! - 17/08/2023, 07:59 - Vinicius Rebouças

PF corre atrás de financiadores de atos golpistas na Bahia

Operação Lesa Pátria acontece também no Distrito Federal e outros quatro estados

PF já grampeou cinco dos dez procurados
PF já grampeou cinco dos dez procurados |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Suspeitos de financiar atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, são alvos da Polícia Federal na Bahia. Trata-se da nova fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira, 17, para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e outros dez de prisão preventiva.

Além da Bahia, a operação acontece em Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As informações são do G1.

Até as 7h10 cinco dos dez alvos de prisão preventiva foram detidos. Os nomes dos alvos não foram divulgados pela PF. Segundo o órgão, os alvos são suspeitos de ter fomentado o movimento violento chamado ‘Festa da Selma’ – um codinome usado pelos golpistas para se referir aos atos terroristas.

"O termo 'Festa da Selma' é utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos", detalhou a PF. "Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído."

exclamção leia também