A Operação Sumé, conduzida por equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão em Salvador entre os dias 20 e 22 de dezembro. A ação foi direcionada a crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra mulheres.
Leia mais:
Garçom é baleado dentro de bar na Pituba
'BBB da polícia' ajuda a capturar procurados por estupro e tráfico de drogas
O primeiro mandado foi cumprido na sexta-feira (20), no bairro da Paz, contra um homem com prisão preventiva decretada por violência doméstica. No sábado (21), outros dois alvos foram localizados: um no bairro Luiz Anselmo e outro no Hospital Geral do Estado (HGE). No hospital, a prisão foi efetuada após a identificação do suspeito, que estava internado como vítima de disparo de arma de fogo. Neste domingo (22), um homem foi preso no bairro Fazenda Grande por tentativa de feminicídio.
Resultados expressivos e inteligência policial
As ações reforçam o trabalho tático e de inteligência desenvolvido pela Polícia Civil. Até o início de dezembro deste ano, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher registraram 872 autos de prisão em flagrante (APFs), 92 autos de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional (AAFAIs), mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas e 1.572 prisões realizadas. Foram também instaurados 11 mil inquéritos policiais e enviadas 7.349 remessas à Justiça.
“O trabalho integrado das nossas delegacias especializadas demonstra o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos mais vulneráveis e o enfrentamento à violência. Estamos cada vez mais aprimorando nossas estratégias e fortalecendo nossa presença para garantir justiça e segurança à população”, afirmou Maurício Moradillo, delegado coordenador de operações do DPMCV.
As diligências da Operação Sumé seguem em andamento, com o objetivo de localizar novos alvos e combater crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade.