Agentes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da cidade de Vitória da Conquista realizaram, nesta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão durante a Operação Pensione.
A ação tem como objetivo, desarticular um grupo criminoso que roubava documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade, utilizando os dados para sacar benefícios, contratar empréstimos e ajuizar processos na Justiça. Entre os itens apreendidos estavam celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos que foram apreendidos durante a ação.
Duas ocorrências em que as vítimas tiveram seus documentos falsificados e utilizados em processos judiciais, além de terem contas bancárias abertas em seus nomes, contração de empréstimos fraudulentos e saque de seus benefícios, gerando um prejuízo de R$ 300 mil já estavam sendo investigadas pela DRFR de Conquista. O material apreendido passará por perícia.
A prática da “Advocacia Predatória", onde advogados lesam clientes em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as vítimas assinem procurações sem saber também é um dos crimes atribuído ao grupo. Já existem indicativos de autoria dos crimes e as investigações vão continuam para localizar os envolvidos.