As Operações Urtiga e Garça Dourada, conduzidas pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Federal e Ministério Público, resultaram na captura de um soldado, três cabos, um investigador e um traficante, na manhã desta terça-feira (6).
Durante a operação foram encontradas armas de grande porte, um grande número de munições, substâncias ilícitas e até mesmo materiais tóxicos utilizados na prática ilegal de extração de minério.
As autoridades realizaram a apreensão de um fuzil calibre 5,56, três espingardas calibre 12, seis pistolas de diferentes calibres, três revólveres calibre 38, 17 carregadores, mais de 600 munições de diferentes calibres, mais de R$ 18 mil em espécie, duas pepitas de ouro, substâncias de uso controlado utilizadas para mineração ilegal, notebook, celulares, coletes balísticos, roupas camufladas, rádio comunicador, facas e documentos.
Ação integrada
As ações foram deflagradas, de forma articulada, por unidades da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria-Geral da SSP, da Polícia Federal, do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia, da Core e das Corregedorias das Polícias Militar e Civil.
Atuação
A ação foi desencadeada nas cidades de Jacobina, Santa Luz, Valente, Santa Bárbara, Cansanção e Nordestina, no interior baiano, para combater um grupo envolvido com homicídio, extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro. Um dos alvos também era investigado pela PF por extração ilegal de minério, com uso de explosivos e posse de armazenamento de substâncias tóxicas.