A Operação 404.6, que tem como objetivo controlar crimes praticados na internet contra a propriedade intelectual, foi deflagrada nesta terça-feira (28), nas cidades de Ruy Barbosa e Lauro de Freitas, na Bahia. A ação é comandada pela Coordenação de Inteligência Cibernética (Cyberlab) e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), que cumpriram dois mandados de busca e apreensão e bloquearam um site clandestino. Quatro computadores foram apreendidos.
A iniciativa faz parte da mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e cumpriu mandados de busca em diversos estados do Brasil, além de Peru, Argentina, EUA e Reino Unido. Sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo foram bloqueados e suspensos e perfis e páginas em redes sociais foram removidas.
“Os materiais apreendidos serão encaminhados à perícia e vão auxiliar na coleta de informações que poderão contribuir para a deflagração de novas etapas da operação”, revela o coordenador do Cirdelab, o delegado Delmar Bittencourt.
A ação integrada no combate à pirataria online contou com a colaboração das embaixadas do Reino Unido e dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e da Proteção da Propriedade Intelectual (INDECOPI) do Peru, da Unidade Fiscal Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos (UFEIC) do Departamento Judiciário de San Isidro da Argentina, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.