O homem responsável pela articulação de ataques a banco no Subúrbio de Salvador morreu em confronto com a polícia hoje (15) de manhã. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Marcelo Luís Silva de Matos, conhecido como "Pão", foi localizado na Ilha de Maré e reagiu ao cerco dos agentes. Acabou ferido e socorrido, mas não resistiu. Com ele foi encontrada e apreendida uma pistola, além de carregador e munições.
Os agente estiveram no local para cumprir madado de busca e apreensão no âmbito da Operação Terra Livre, deflagrada nesta manhã pela SSP em conjunto com a Polícia Federal e apoio da Marinha do Brasil.
Dois ataques
A polícia afirma que o criminoso planejou por duas vezes ataques contra a agência do banco Santander, no bairro de Periperi, em Salvador. A primeira no dia 9 de janeiro deste ano. Pão tentou roubar a agência, chegou a fazer reféns, mas não obteve êxito.
Cerca de dois meses depois, no dia 16 de março, ele retornou ao local e, desse vez, explodiu caixas eletrônicos da agência.
Histórico
A SSP diz ainda que na capivara de "Pão", que tinha 34 anos, é longa. Marcelo Luís Silva de Matos, além de assaltante de banco, integrava uma facção envolvida com homicídios, venda de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, roubos e corrupção de menores, com atuação no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
Pão possuía passagens em 2008, 2010 e 2015 pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.