
O 'Dez de Ouro' do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) caiu na mão da polícia enquanto estava de boa em um resort de luxo, na Barra de São Miguel, em Alagoas. Jonathan Santana Valverde, conhecido também pelos vulgos de 'Dom' ou 'John', foi preso na noite desta segunda-feira (26).
O trafica é apontado como o principal matador da KLV, facção que atua em Camaçari e na Região Metropolitana de Salvador. Segundo fontes policiais, o cara só 'brotava' na Bahia para executar rivais e depois voltava a viver uma vida mansa fora do estado.

Jonathan tinha quatro mandados de prisão em aberto, todos expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Camaçari. A 4ª Delegacia de Homicídios do município vinha monitorando os passos dele há pelo menos dois meses, até localizar o paradeiro exato e acionar a polícia alagoana para fechar o cerco.
Quando percebeu a movimentação dos policiais, ele ainda tentou fugir, mas foi alcançado e preso no local. Agora, vai responder por homicídios, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
Outros 'coroas' já caíram
A prisão de 'Dom' foi mais um baque para o crime organizado na Bahia. Segundo a SSP, essa não foi a primeira liderança da facção a ser derrubada este ano. Só em 2025, outros três nomes da KLV também foram capturados em outros estados: 'Meiquinho', na Paraíba; os vulgos 'Hulk' e 'Bruno Cabeça', lá em São Paulo.

Todos ostentavam casa de alto padrão, carrão, joias e até cavalo em clube fechado.