Com diferentes graus de periculosidade, 33 criminosos, apontados como líderes de facções criminosas na Bahia, foram localizados pela polícia em 2023. Alguns desses criminosos foram capturados em outros estados, como São Paulo, Sergipe e Pernambuco. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10), no balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
Dentre eles, oito eram foragidos e integravam o Baralho do Crime da SSP-BA, ferramenta que reúne os bandidos mais perigosos e procurados do estado baiano. Homicidas, traficantes e envolvidos em ações criminosas ligadas a delitos contra o patrimônio, como roubos a bancos e carros-fortes, são os principais perfis dos localizados nessas ações.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, destacou durante coletiva do Balanço da SSP, da atuação da corporação no combate à criminalidade. Na oportunidade, o oficial lembrou casos complexos ocorridos em 2023 que exigiram a presença contínua das forças de segurança.
Leia mais:
Bahia tem redução em casos de crimes violentos, aponta Werner
Criminoso vira 'presunto' após abrir fogo contra policiais na Bahia
Judoca recebe balaços nas costas por policiais em abordagem
Vale lembrar que no ano passado, Salvador teve algumas ocorrências em que facções tentaram tocar o terror em bairros como Valéria, Calabar, Altos das Pombas e Engenho Velho de Brotas.
"A presença pública desse estado mostrou a sua força quando foi testada, por alguns oportunistas até emparedada, mas nós mostramos que aqui tem polícia e que tem instituições sérias. Os resultados estão aí", detalhou o comandante-geral da PM.