Em operação realizada na manhã deste sábado (25), a polícia prendeu uma mulher identificada como Zenaide dos Santos Soares, que é suspeita de liderar um grupo criminoso em Salvador, em especial na região do Centro Histórico da capital baiana. Ela é mãe de outros dois rapazes que também estão sendo caçados pela polícia.
De acordo com informações obtidas pelo Grupo A Tarde, Zenaide era considerada o braço forte da facção Bonde do Maluco (BDM) na região onde fica localizado o condomínio popularmente conhecido como Carandiru, no Comércio.
“A gente apurou que, em tese, ela exerce um certo tipo de liderança em relação aos demais integrantes do grupo, já que dois filhos dela também são pessoas procuradas, estão com mandado de prisão em seu favor. Todas essas pessoas já tem um histórico criminal do passado, inclusive pela prática e tráficos de drogas e outros crimes contra o patrimônio", disse o delegado José Bezerra Júnior, diretor do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que deflagrou a operação.
Zenaide aparece em imagens interagindo com a galera do tráfico. Veja:
O delegado Bezerra também ressaltou que o bonde comandado por Zenaide já estava visado pela polícia há algum tempo. “Temos acompanhado todo o modo de atuação desse grupo criminoso nas últimas semanas, então foi possível determinar e presenciar muitos indivíduos fazendo a atividade e a prática do comércio de drogas. Inclusive ostentando a arma de fogo ali em vias públicas”, explicou.
Ainda segundo o delegado, a investigação deve se aprofundar ainda mais para tentar buscar e determinar a captura dos integrantes que já possuem mandado de prisão em seu desfavor, mas que não foram localizados hoje. Um desses é um dos filhos de Zenaide, de vulgo Neguinho, que seria o principal alvo da operação.