O governador Jerônimo Rodrigues (PT) bateu ponto no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na manhã desta quarta-feira (20), para entregar equipamentos que devem auxiliar as forças policiais do estado.
Além dos 36 extratores (celebrittes) de informações espalhados pela Bahia, que poderão 'chupar' tudo dos aparelhos celulares, o governador ainda entregou uma antena de comunicação para facilitar a captura de sinal nas operações.
Aqui é tecnologia, informação, inovação tecnológica e investimento
Governador Jerônimo Rodrigues
“São 3 'Is' que se consolidam aqui. Aqui é tecnologia, informação, inovação tecnológica e investimento. Aqui nós estamos entregando o conjunto da segurança pública do Estado. Não é só para a Polícia Militar, aqui é para os bombeiros, aqui é para a Polícia Civil. Nós estamos entregando essa antena móvel, é um sistema de rádio", começou Jero, que seguiu.
"Naquelas agendas, naquelas operações, quando nós não temos facilidade de sinal para rádio, que é aquele aparelho que os nossos policiais, as nossas forças carregam, a gente monta uma antena dessa e é possível se chegar a um raio de 30 km de distância, facilitando assim a comunicação. Levando e trazendo informações, pode ser uma operação de combate ao incêndio, que os bombeiros fazem constantemente, e às vezes é em mata, dentro de mar, ou alguma operação de mar. Ou ainda quando tem uma operação da Polícia Militar, Polícia Civil em busca de criminosos para que a facilidade de comunicação dê garantia a profissional que ali está e dê também condições de informações para que a informação da inteligência circule com facilidade. Então, estou muito feliz hoje”, continuou.
“É um equipamento que, segundo a Secretaria de Segurança Pública, só existem quatro em todo o país, e a Bahia agora inova com mais um equipamento dessa natureza. Ela é toda montada, ela desmontada, é movida a diesel, o funcionamento dela com autonomia de até 18 horas, mas é possível que se naquela região existir energia elétrica ela possa funcionar em uma tomada normal da energia fornecida”, completou.
Além dos equipamentos, a SSP também fechou uma parceria com a Uber, com a implantação de uma tecnologia que permite ao motorista e ao passageiro acionar as forças de segurança (famoso 190, pai), em caso de situação cabulosa durante a corrida.
"Nós fizemos um investimento de inovação alinhado com o programa que foi apresentado, o Bahia pela Paz, uma estação móvel. É um veículo que sobe uma antena. Ou seja, nos locais com uma comunicação crítica, a gente consegue levar a antena, facilitando ao operador de segurança a comunicação em qualquer tipo de operação", explicou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
A Bahia sai na frente
Secretário Marcelo Werner
"A gente faz essa entrega, a Bahia sai na frente. Depois fizemos uma entrega importante que é a do celebritte. Vocês sabem que o celular é muito utilizado para todos os tipos de comunicação, e lógico que são utilizados para o crime [...] Esse equipe, a Bahia também sai na vanguarda. Vai ajudar muito na investigação e criminalística", destacou o titular da pasta.