
Proposta aceita e caos instaurado nas Ilhas de Itaparica e Vera Cruz. Nos últimos dias, os municípios vêm enfrentando ações de domínio por parte da organização criminosa conhecida como Comando Vermelho (CV), orquestrada por Buel, principal nome da facção na Bahia, e aceita por Ícaro, que também responde pelo vulgo de Urso, nome forte do crime nas duas localidades, que anteriormente "levantou a bandeira" do Bonde do Maluco (BDM), outro grupo criminoso.
Leia Também:
Os dois municípios eram predominantemente dominados pelo Bonde do Maluco (BDM), gerido, em Itaparica e Vera Cruz, por Urso, braço direito de Angelo Martins de Cerqueira Neto - procurado pela polícia -, conhecido como Tio Chico, apontado como um dos líderes do crime organizado na Ilha.

Informações apontam que Urso mudou de lado após conversa com Buel. A partir desse diálogo, o CV passou a articular uma série de invasões a bairros de Vera Cruz, já coordenados pelo antigo chefe do BDM nos dois municípios.
O objetivo do Comando Vermelho é dominar Vera Cruz e Itaparica. Desta forma, o bairro que ainda estiver sob as diretrizes do Bonde do Maluco será invadido.
Até o momento, já se sabe de invasão truculenta do CV nos bairros de Mar Grande, Barra do Pote e Conceição. Além disso, a localidade de Baiacu é uma das prioridades de domínio do grupo criminoso.
Ao Portal MASSA!, a Polícia Militar (PM) informou que durante patrulhamento do 23º BPM, na localidade de Maragogipinho, em Vera Cruz, na manhã desta terça-feira (30), um homem foi morto após confronto com a guarnição.
Com o criminoso foi encontrada uma pistola calibre. 940 com um carregador, 46 trouxas de maconha, diversos pinos eppendorfs, duas balanças de precisão, um saco com embalagens plásticas, uma peruca e uma caderneta de anotações. Todo o material apreendido foi encaminhado à 24ª Delegacia Territorial (DT), em Vera Cruz.
A troca de tiros se deu depois da viatura ser alvejada por um grupo de homens armados, o que gerou o revide por parte dos policiais. De acordo com a PM, o policiamento segue reforçado na região.