
Sete pessoas passaram a ver o sol nascer quadrado de forma simultânea em estados do Nordeste durante a Operação Martelo, deflagrada pela Polícia Civil. Um deles, um rifeiro conhecido na cidade de Santo Antônio de Jesus, localizada no interior da Bahia, também teve a liberdade privada após a descoberta de um esquema ilegal.
Segundo informações obtidas pelo MASSA!, trata-se de Mateus Santos. Badalado no Instagram, o também blogueiro alegava “abençoar vidas” por meio de ações sociais e jogos de azar. Constantemente em suas publicações, ele costumava postar registros ao lado de pessoas de baixa renda.
Em seus vídeos, ele passava de carro, abordava alguém com o pretexto de pedir informação e, em seguida, distribuía uma quantia em dinheiro, fazia compras do mês para a pessoa ou entregava brinquedos às crianças. Com uma música evangélica ao fundo das gravações, o rifeiro costumava emocionar os seguidores.
“Hoje não foi sobre compras, foi sobre dignidade, escolha e cuidado. Ver um casal entrando no mercado e podendo pegar tudo o que quisesse mostra que o amor também se expressa nos detalhes do dia a dia. Que esse gesto seja um lembrete de que Deus nunca esquece de quem caminha junto, divide o pouco, enfrenta as dificuldades de mãos dadas e segue confiando. 🙏✨”, escreveu na legenda de um dos vídeos.
Se ligue:
Apesar da imagem solidária exibida online, parte dos internautas já questionava a veracidade das rifas promovidas por Mateus. Comentários nas redes sociais citavam suposta falta de retorno após pagamentos e ausência de suporte para participantes.
“Comprei, deu compra recusada e não devolveu meu dinheiro. Falo no direct, ninguém me responde. A rifa não tem número de suporte”, disse um. “Comprei umas cotas, paguei e deu como recusada. O valor não estornou 🤦”, escreveu outro. Um terceiro apontou: “tem que ser muito otário pra acreditar que esse cara realmente faz os sorteios 😂😂😂”.
Leia Também:
A casa caiu
A ostentação mostrada nas redes, com viagens, carros esportivos e momentos de lazer, acabou interrompida com o cumprimento de mandados judiciais expedidos durante a investigação sobre uma organização criminosa com atuação interestadual.

Além do rifeiro, outras três pessoas foram presas em Santo Antônio de Jesus. Um casal acabou detido em Sergipe, enquanto, em Alagoas, os policiais capturaram a companheira de uma liderança criminosa atualmente custodiada em presídio de segurança máxima naquele estado.
Durante a Operação Martelo, também houve apreensão de uma maleta contendo dinheiro falso, celulares, porções de drogas, veículos e documentos que devem auxiliar no avanço das investigações.
Bloqueio milionário
Como parte das medidas determinadas pela Justiça, ocorreu o bloqueio de R$ 270 milhões em ativos financeiros mantidos em contas bancárias e aplicações ligadas aos investigados. Relatórios policiais indicam movimentações incompatíveis com a renda declarada, além de antecedentes criminais da maioria dos envolvidos.
O MASSA! também entrou em contato com a Polícia Civil da Bahia (PC-BA) para confirmação das identidades dos envolvidos, mas, até o momento, não houve retorno da corporação. O espaço segue aberto para manifestações.
