
A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando um incidente de racismo ocorrido durante uma roda de samba em Santa Teresa, na região central da cidade, na noite da última sexta-feira (19). Um casal de pessoas brancas, um homem carioca e uma mulher argentina, foi flagrado imitando gestos de macaco, ato que foi registrado em vídeo pela jornalista Jackeline Oliveira, do gabinete da vereadora Monica Cunha (PSOL), e que rapidamente viralizou nas redes sociais.
Leia mais:
Adolescente some após ganhar presente de aniversário
'Endiabrada' vai em cana por encomendar 'caveira' da própria vizinha
A delegada Rita Salim, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), está à frente da investigação e já tomou medidas importantes. Um ofício foi enviado ao consulado argentino, solicitando a cooperação para obter o depoimento da mulher envolvida. A intenção é ouvir tanto a versão dela quanto a do brasileiro que aparece ao seu lado nas imagens, que ainda não foi plenamente identificado.
Veja o vídeo:
🚫 NÃO TOLERAREMOS O RACISMO NUNCA MAIS! 🚫
— Monica Cunha (@monicacunhario) July 21, 2024
Ontem à noite, tudo parecia incrível na praça tira-dentes, com o público curtindo a roda sensacional do Pede Teresa. No entanto, um vídeo revela dois indivíduos agindo com gestos racistas, uma afronta histórica à nossa dignidade… pic.twitter.com/hZvk29172a