27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Combate ao crime organizado - 25/09/2023, 11:22 - Da Redação

Fuzis apreendidos e 14 mortos; confira balanço da operação em Valéria

Operação foi deflagrada no dia 15 de setembro, pela SSP e Polícia Federal

Há pouco mais de 15 dias a operação Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pela Polícia Federal era iniciada no bairro de Valéria, em Salvador. As pessoas que passavam pela região da Estrada do Derba, nas primeiras horas da manhã do dia 15 de setembro ficaram surpresas com a quantidade de equipes policiais espalhadas pela localidade. Muitas delas, inclusive, não conseguiram chegar até os seus destinos, já que a BA-528 precisou ser interditada por algumas horas, devido a operação.

E, diferente de outras operações que já aconteceram em Salvador, essa especificamente, teve uma duração mais prolongada. A prova disso é que, mesmo após 15 dias de iniciada, o bairro de Valéria continua sob atenção da SSP e PF, que seguem com guarnições no local.

Até então a operação computa o seguinte:

- Quatorze suspeitos mortos em confronto

- Um policial federal morto baleado

- Outros dois policiais feridos

- Três fuzis apreendidos

- Uma submetralhadora, uma espingarda, seis pistolas, uma carabina dois revólveres, granada, munições, entre outros itens também localizados

- Dois suspeitos presos

Confira abaixo um balanço detalhado sobre os acontecimentos registrados desde o dia que a operação foi deflagrada.

Primeiro dia de Operação (15/09)

Logo no primeiro dia da ocupação, o policial federal Lucas Caribé morreu durante confronto com bandidos. Além dele, um investigador da Polícia Civil ficou ferido após ter o rosto atingido por estilhaços de vidros. O agente ficou hospitalizado durante dias e, apesar de já ter recebido alta médica, precisará fazer tratamento especializado, já que corre risco de perder a visão.

Nesse mesmo dia, seis homens apontados pela SSP como integrantes do grupo responsável pela morte do PF, foram mortos pelas equipes de segurança. Em continuidade à ação, também no dia 15 de setembro, dois fuzis foram localizados com outros suspeitos.

Ainda no primeiro dia, as forças de Segurança chegaram até o Rei de Espadas do Baralho do Crime da SSP. Conhecido como 'Cara Fina', Uélisson Neves Brito bateu de frente com as equipes policiais, foi alvejado e não resistiu. Segundo a SSP, ele integrava uma facção criminosa.

Segundo dia (16/09)

Na madrugada do sábado (16), mais um homem apontado pela Secretaria da Segurança Pública como comparsa dos quatro bandidos mortos em Valéria, foi localizado por equipes da Patamo (PM) e da PF, no bairro de Mirantes de Periperi. Ness ação também houve confronto, ele ficou ferido e não resistiu. De acordo com a SSP, ele foi encontrado com uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, munições

No turno da tarde, um foragido da Justiça suspeito de ser um dos envolvidos no conflito em Valéria foi preso no Residencial Parque das Bromélias, por equipes da Rondesp Baía de Todos os Santos (BTS).

Terceiro dia (17/09)

Uma pistola e um revólver foram apreendidos foram apreendidos com dois suspeitos que participaram do "bonde" que confrontou as forças de segurança, na sexta-feira (15), em Valéria.

Eles foram encontrados nos bairros de Periperi e Palestina. Nas duas ocorrências houve embate e ambos não resistiram.

Quinto dia (19/09)

Dois traficantes foram presos por equipes da Polícia Federal no bairro de Valéria, durante varreduras em imóveis e áreas de mata. A dupla foi localizada escondida no mato, na Segunda Travessa Agnaldo Leite, de posse de maconha, munições 9 milímetros, R$350, três celulares e um blusão camuflado. Os suspeitos são tidos pela SSP como integrantes de um grupo rival à quadrilha que atacou policiais sexta-feira (15).

Um dos traficantes havia sido preso em 2022, pela prática de tráfico de entorpecentes, mas, segundo a SSP, acabou liberado em audiência de custódia.

Sétimo dia (21/09)


Na manhã da última quinta-feira (21), integrantes das polícias Civil e Federal desmontaram acampamentos utilizados por traficantes no bairro de Valéria, em Salvador. No local, foram encontrados colchonetes, roupas, água, entre outros itens.

Já no turno da tarde, mais cinco suspeitos de envolvimento de participação no confronto em Valéria, que terminou com um policial federal morto e outros dois, um civil e um federal, feridos, foram mortos num embate com a polícia, na cidade de Simões Filho.

exclamção leia também