Uma mensagem que roda nas redes sociais, supostamente escrita por membros da facção baiana Bonde do Maluco (BDM), anuncia uma grande mudança na organização criminosa. De acordo com o comunicado, o BDM agora vai mudar de nome e se juntará ao Terceiro Comando Puro (TCP), grupo aliado que atua no Rio de Janeiro (RJ).
Leia mais:
Secretário aposta em queda de resistência da PM com câmeras nas fardas
Operação Navio: transatlânticos de turistas são recebidos pela polícia
Cadáver masculino é encontrado cheio de bala em Praia Grande
O texto aparece com assinatura da "família BDM" e justifica a mudança como reação a uma "estratégia de sufocamento por parte do sistema covarde" que estaria favorecendo a facção Comando Vermelho (CV). A nota afirma que, desde sua fundação em Catu, em 2008, e sua expansão em Salvador em 2014, o Bonde do Maluco busca fortalecer sua presença e conexões no cenário criminoso.
A nova denominação de TCP, segundo o comunicado, visa reforçar a união entre diferentes complexos que compõem o grupo, incluindo o Complexo de Israel, Complexo da Serrinha, Complexo da Maré, Vila Aliança e Complexo da Pedreira. "Juntos somos mais fortes", afirmam os membros da facção, ressaltando a importância de manter suas tradições e bandeiras.
A nota ainda menciona que, a partir de agora, Salvador, sua Região Metropolitana, o interior da Bahia e outros estados com ligação à facção BDM serão considerados parte do Terceiro Comando Puro. Essa reestruturação pode indicar uma tentativa de fortalecimento da facção frente a concorrentes e às ações de repressão das autoridades