
O Furdunço, tradicional festa do pré-carnaval de Salvador, encerrou a madrugada deste domingo (8) com um balanço intenso de produtividade policial e atendimentos de emergência. O grande destaque tecnológico da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) foi o Sistema de Reconhecimento Facial, que identificou e levou à prisão um foragido da Justiça pelo crime de homicídio no momento em que ele tentava entrar no circuito Orlando Tapajós.
O flagrante ocorreu em um dos Portais de Abordagem, peça-chave no esquema de monitoramento que conta ainda com Postos de Observação Elevados e o suporte do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A Operação Carnaval 2026 mobiliza mais de 37 mil profissionais, entre policiais e bombeiros, em toda a Bahia.
A inteligência das polícias Civil e Militar também obteve êxito no combate aos crimes patrimoniais. Em uma das ações, uma mulher foi presa com 16 celulares furtados; 12 deles estavam escondidos em um compartimento interno de sua roupa e outros quatro foram localizados em sua bolsa.
Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 99 ocorrências durante o evento. O balanço inclui:
- Prisões em flagrante: 4 (por furto, violência doméstica/Lei Maria da Penha, desacato e porte de drogas).
- Furtos: 79 casos registrados.
- Roubos: 6 ocorrências.
- Outros: Casos de lesão corporal e vias de fato.

Leia Também:
Atuações do Corpo de Bombeiros
No campo da saúde e proteção civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) realizou 19 atendimentos ao longo do circuito. A atuação das guarnições incluem seis casos de mal súbito, cinco episódios de embriaguez e seis atendimentos por traumas diversos.
Um incidente estrutural também foi registrado: o desabamento parcial da estrutura do trio elétrico da banda Pagod'art, causado pelo excesso de peso. Apesar do susto, os bombeiros informaram que não houve feridos.

