25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Discussão - 20/03/2024, 19:39 - Da Redação

Fim das "saidinhas" de presos: Câmara aprova e projeto vai à sanção

Governo federal não se posicionou oficialmente sobre o projeto

Votação foi realizada nesta quarta-feira (20)
Votação foi realizada nesta quarta-feira (20) |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei que acaba com as "saidinhas" de presos em feriados. O texto agora segue para sanção presidencial.

O projeto, relatado pelo deputado licenciado Guilherme Derrite (PL-SP), ex-Secretário de Segurança Pública de São Paulo, proíbe a saída temporária de presos em regime semiaberto em feriados nacionais, estaduais e municipais.

Atualmente, a legislação permite que detentos do regime semiaberto deixem a prisão temporariamente para: visitar familiares; participar de cursos profissionalizantes, de ensino médio e de ensino superior; e realizar atividades de retorno ao convívio social.

O projeto foi aprovado com uma alteração feita no Senado, em fevereiro, que manteve uma exceção para a saída temporária: detentos de baixa periculosidade que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes.

Governo se abstém de posicionamento

O governo federal não se posicionou oficialmente sobre o projeto, liberando a base governista na Câmara para votar como quisesse. O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Casa, afirmou que a votação era prerrogativa do Legislativo e que o Palácio do Planalto não emitiria posicionamento sobre o assunto. No Senado, o governo também liberou a bancada para votar da maneira como quisesse.

exclamção leia também