28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Operação Héstia - 06/10/2023, 13:07 - Da Redação - Atualizado em 06/10/2023, 14:53

'Família do mal' vira alvo de operação por mortes e tráfico na Bahia

Medidas judiciais foram cumpridas em Ipiaú e em unidades prisionais de Jequié e São Paulo

Viaturas da Polícia
Viaturas da Polícia |  Foto: Divulgação / Ascom-PC

Integrantes de uma organização criminosa composta por familiares, responsável por tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios na cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, e regiões vizinhas, foram alvos da Operação Héstia nesta sexta-feira (6). Deflagraram a ação unidades da Polícia Civil no interior do estado e em uma unidade prisional de São Paulo. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão

Policiais realizam apreensão
Policiais realizam apreensão | Foto: Divulgação / Ascom-PC

Entre os mandados de prisão, quatro foram cumpridos nas unidades prisionais de Jequié e São Paulo. Durante as ações, realizadas também nos municípios baianos de Valença, Maraú, Camamu e Itacaré, ainda foi possível esclarecer o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, em Ipiaú. Foram apreendidos aparelhos celulares e uma quantia de R$ 15 mil em dinheiro.

A ação desta sexta é fruto de investigações realizadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz, quando prisões de suspeitos em cidades próximas à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) foram solicitadas ao Poder Judiciário.

Operação Héstia
Operação Héstia | Foto: Divulgação / Ascom-PC

Participaram das ações policiais civis da 9ª Coorpin/Jequié, além da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, 21ª Coorpin/Itapetinga, 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/Ilhéus, 5ª Coorpin/Valença e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).

Operação Paz

Os municípios da Bahia que tiveram reforço policial durante o primeiro mês de Operação Paz tiveram redução significativa na quantidade de Mortes Violentas Intencionais (MVI), como mostra o balanço de setembro das ações. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada uma queda de 16,7%.

A ação da Operação Paz nos municípios-chave ajudou a puxar a redução no estado, que se aproximou dos 15% no mês. Camaçari teve redução de 12,5%; Senhor do Bonfim, 75%; Juazeiro, 86,7%; e Jequié, 91,7%. Durante a primeira etapa das ações, realizada no mês passado, mais de 100 prisões foram realizadas, 63 mandados de busca e apreensão cumpridos e 40 armas de fogo, 11 kg de drogas e 57 munições e explosivos apreendidos.

A ação, liderada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, concentra esforços para reduzir as MVI, por meio de ações orientadas pela inteligência e fundamentadas em ordens judiciais, a partir de investigações concluídas ou em andamento. Ao longo do ano, a Bahia tem uma redução de 3,9% nos Crimes Violentos Letais Intencionais.

exclamção leia também