
O ex-vereador do município de Ipirá, Almir de Souza Oliveira, de 46 anos, conhecido como Miranda do São Roque, foi morto a tiros, na noite deste sábado (10), no povoado de São Roque, zona rural da cidade baiana. Momentos antes do assassinato, o ex-edil participou de um almoço em homenagem ao Dia das Mães.
Miranda do São Roque tinha forte atuação política e comunitária na região. Em uma nota de pesar divulgada no perfil da prefeitura de Ipirá, internautas lamentaram a morte do ex-edil. “Meus sentimentos, que Deus te receba de braços abertos”, lamentou uma. “Notícia triste. Força aos familiares”, disse outra.
Leia Também:
Apesar da autoria e motivação do crime serem desconhecidas, até o momento, o assassinato ocorre oito meses depois de Miranda de São Roque ter sido acusado de ir à casa da família do advogado José Carlos Matos de Oliveira, conhecido como Carlinhos Baiano, e ameaçar com uma pistola todos os presentes. Na época, o filho do advogado, Thomas Baiano, era candidato a vereador.
Na ocasião da invasão, Miranda teria levado o celular da esposa de Carlinhos e mandado um homem devolver em seguida. Por conta da grande repercussão do fato, o presidente da OAB de Itaberaba, Etienne Vaz Sampaio Magalhães, emitiu uma nota de repúdio e cobrou resposta da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado, além de uma investigação por parte da Prefeitura de Ipirá pela quebra de decoro do edil.
No ano passado, Miranda concorreu à reeleição e recebeu o apoio do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho da Galinha (Patriota), investigado na Operação El Patrón por crime de extorsão, exploração do jogo de azar e lavagem de dinheiro, e denunciado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), em fevereiro deste ano. Porém, mesmo com o apoio, Almir de Souza não conseguiu se reeleger.
O sepultamento de Almir acontecerá nesta segunda-feira (12), às 9h, no cemitério do povoado.