25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Temor - 08/04/2023, 10:48 - Cássio Moreira

Escolas se apavoram com ataques e buscam medidas drásticas

Redes pública e privada tentam garantir maior segurança aos alunos

Ataques ligam sinal de alerta nas escolas
Ataques ligam sinal de alerta nas escolas |  Foto: Anderson Coelho/AFP

A alta de casos de ataques às escolas em todo o Brasil tem feito com que as unidades de ensino tomem providências drásticas e maiores investimentos em equipamentos de segurança. É o que aponta o portal 'Extra'.

Só nos últimos oito meses, nove ataques foram registrados em todo o país. Em um recorte de 20 anos, foram 22 casos; o mais recente ocorreu em Blumenau, esta semana. Vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios disse ao Extra que os profissionais de segurança das escolas devem ser treinados para práticas de imobilização e outras técnicas de autodefesa. Algumas unidades de ensino adotaram o uso de catracas, detectores de metal e reforço policial, com agentes que já estavam aposentados.

"Há estudos que comprovam que ambientes com armas tendem a ser mais violentos, então a proposta é dar o devido treinamento para que os profissionais estejam capacitados para atuar na defesa dos alunos. As escolas são orientadas a adotar câmeras de segurança, catracas e outros meios conforme o porte e a necessidade", explicou Amábile.

Leia mais

Homem mata quatro crianças com machadinha em creche

"Para que o efeito seja amplo, é preciso haver políticas públicas que coloquem mais policiais da patrulha escolar nas ruas, visto que a quantidade de agentes hoje não é suficiente para suprir as necessidades", completou.

exclamção leia também