A reunião conjunta entre os secretários Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) e Marcelo Werner (Segurança Pública), juntamente com o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH), ocorreu nesta terça-feira (15).
O encontro entre os encarregados teve como propósito discutir a segurança na Bahia, abrangendo a criação de um plano de combate à violência com ênfase na redução da letalidade policial, fortalecimento da cidadania e engajamento da sociedade civil na definição de políticas públicas para essa área.
As decisões incluem a continuidade do diálogo com a sociedade civil sobre segurança pública, modificações no incentivo de desempenho policial com a introdução de metas para reduzir a letalidade policial, iniciativas de apoio às vítimas de violência, incluindo aquelas provenientes de ações policiais, desenvolvimento de um plano para diminuir a violência das autoridades, investimento em armas não-letais e capacitação de agentes, aumento da participação da sociedade civil no Conselho de Segurança Pública e fortalecimento da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública.
Werner reafirmou o compromisso de implementar câmeras corporais no fardamento dos policias e explicou que a contratação dos equipamentos está na fase final. “O processo será concluído ainda este ano”, disse Werner. Segundo o secretário Felipe Freitas, a segurança pública tem que ser pensada a partir de duas dimensões, que são a retomada de uma ação intersetorial de prevenção à violência e um plano de redução da letalidade.