Um quilo e trezentos gramas da chamada supermaconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma operação de combate ao crime, na manhã desta segunda-feira (8), em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. A droga estava escondida em um móvel despachado em um ônibus interestadual que fazia o trajeto de São Paulo (SP) para Cajazeiras (PB).
A equipe policial abordou o veículo na BR-116, durante um comando de fiscalização. Com o auxílio dos cães farejadores, os agentes identificaram a presença de substâncias ilícitas no móvel, que tinha como destino final a cidade de Crato (CE).
Após uma minuciosa revista, os policiais localizaram três pacotes de supermaconha, uma droga com potência superior à maconha, em um compartimento oculto do móvel.
A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Vitória da Conquista para as medidas cabíveis. Uma investigação será aberta para identificar os responsáveis pelo envio e recebimento da erva.
Potente
Supermaconha é um termo informal usado para se referir a variedades de maconha com concentrações THC (Tetra-hidrocanabinol) mais elevadas do que a maconha comum. O THC é o principal componente psicoativo da cannabis, responsável pelos efeitos de "alteração da mente" da droga.
É importante ressaltar que não há uma definição científica precisa do que configura "supermaconha". Geralmente, o termo é usado para variedades com concentrações de THC acima de 15%, podendo chegar a níveis bem mais altos, como 20% ou até 30%. A maconha comum costuma ter concentrações de THC entre 5% e 15%.
Como consequência do maior teor de THC, a supermaconha pode produzir efeitos psicoativos mais intensos, podendo levar a um maior risco de dependência, ansiedade e psicose.