28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Guerra às drogas - 01/08/2023, 07:05 - Vinicius Rebouças

Dezenove caem no aço em quatro dias de operações da PM

Intervenção mais recente derrubou quatro em Cosme de Farias

Operações da Polícia Militar no combate às drogas são intensificadas
Operações da Polícia Militar no combate às drogas são intensificadas |  Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Nos últimos quatro dias, ao menos 19 pessoas foram mortas na Bahia durante ações policiais. O caso mais recente aconteceu na tarde de segunda-feira (31), no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. Por lá, quatro suspeitos de tráfico foram mortos em confronto com a Polícia Militar e as aulas em três escolas municiais seguem suspensas nesta terça-feira (1º).

O levantamento feito pelo jornalista Marcos Felipe, da Rede Bahia, aponta que chega a 25 o total de mortes em ações divulgadas pela polícia e noticiadas na imprensa em duas semanas. O Instituto Fogo Cruzado atualizou o número de tiroteios na capital e região metropolitana — 960, sendo 348 em ações policiais de janeiro deste ano até domingo (30).

Na planilha já constam as oito pessoas mortas no domingo último em uma operação policial na cidade de Itatim, na Chapada Diamantina. Informações da Polícia Militar indicam que agentes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Chapada tinham sido notificados de que havia diversos homens armados e drogas na região do Morro do Tigre, na zona rural. Lá, os suspeitos teriam atirado contra os policiais, o que deu início à troca de tiros. Os suspeitos mortos tinham entre 13 e 23 anos.

Dois dias antes, na sexta-feira, a troca de tiros foi em Jauá, Região Metropolitana de Camaçari. Sete suspeitos foram mortos após guarnições da Polícia Militar darem de cara com um grupo de 15 suspeitos que, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, se preparava para atacar rivais de outro grupo criminoso. Durante a troca de tiros, os demais suspeitos fugiram para um matagal.

Se contabilizadas as seis mortes nas cidades de Elísio Medrado e Amargosa, no Recôncavo Baiano, no dia 18, o número de mortes resultantes de ações policiais no estado chega a, pelo menos, 25 em duas semanas.

exclamção leia também