A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atualizou o Baralho do Crime, ferramenta importante para o combate ao crime organizado no estado, com a inclusão de Luiz Henrique Santos Souza, conhecido como "Demorô" ou "Rick", no posto de "Quatro de Ouros". Ele é procurado por envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico e crimes relacionados, e possui dois mandados de prisão em aberto.
Leia também:
Beneficiado por indulto: detento armado 'broca tudo' em casa e é preso
Feira tá barril! Dois acusados de homicídio são presos em operação
Apontado como líder do tráfico de drogas nas localidades de Coqueiral, Baixada e Nativo, no bairro do Rio Sena, em Salvador, Luiz Henrique foi um dos responsáveis pela coordenação das atividades do tráfico nessas áreas.
Sua atuação incluía o controle da distribuição de entorpecentes, a arrecadação dos lucros e a gestão dos estoques nos pontos de venda. Embora tenha cumprido parte de sua pena na Colônia Lafayate Coutinho, Luiz Henrique continuou comandando o tráfico de dentro e fora da prisão.
Velho conhecido
Em abril de 2023, ele obteve o benefício da saída temporária durante o feriado da Semana Santa, mas não retornou ao presídio, sendo considerado foragido desde então.
Durante o mesmo ano, Luiz Henrique foi alvo principal da "Operação Licuri", deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investigou e comprovou seu envolvimento com uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas. Ele é também acusado de ser o responsável por ordenar diversos homicídios na região do Rio Sena, como parte das disputas pelo controle do território.
Denuncie
Com a inclusão de Luiz Henrique "Demorô" no Baralho do Crime, a SSP-BA completa a atualização de todos os naipes da ferramenta, que tem sido crucial no combate ao crime e na identificação de foragidos da justiça.
A população pode colaborar com a segurança pública denunciando informações sobre Luiz Henrique ou qualquer outro procurado, de forma anônima, pelo telefone 181.