
A Polícia Civil anunciou uma alteração na estrutura de atendimento em Salvador. A antiga sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada no bairro de Brotas, passará a ser a nova casa da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati). A mudança será colocada em prática a partir desta quarta-feira (1º).
A decisão não afetará o serviço essencial de atendimento inicial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O atendimento continuará operando no local por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM), que está vinculado à nova sede da DEAM, a Casa da Mulher Brasileira, situada na Avenida Tancredo Neves.
A nova sede da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso operará com um horário de atendimento expandido, funcionando 24 horas por dia. Além disso, as vítimas contarão com um maior suportee, incluindo acompanhamento por psicólogos e assistentes sociais, visando oferecer apoio integral e especializado às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
A Deati tem um papel fundamental no combate aos diversos tipos de crimes contra os idosos, incluindo maus-tratos, apropriação indébita de bens e abandono. A unidade tem a responsabilidade de assegurar que os direitos e a dignidade dos idosos sejam protegidos e de responsabilizar quem comete os crimes.