Cerca de 99% das viagens de buzus em Salvador não tiveram ocorrências criminosas registradas. Dessa forma, dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) indicam que há um índice de 14 ocorrências para cada 100 mil trajetos. O mês de maio deste ano, por exemplo, registrou o número de ocorrências mais baixo dos últimos 12 anos.
O saldo considera o trabalho do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp) ao lado do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (BPFRC) com objetivo de mitigar os delitos.
Leia mais
Passageiro reage a assalto em ‘buzu’ e bandido ‘vai de arrasta’
Trio de meliantes é preso por assaltar ônibus em Salvador
“Essa estatística reflete o comprometimento da tropa envolvida e das autoridades em garantir a tranquilidade dos cidadãos durante seus deslocamentos. As ações preventivas são constantes e a nossa atuação segue com o intuito de zerar esse tipo de crime”, destacou o tenente coronel Reginaldo Moraes, comandante do BPFRC.
Entre janeiro e abril de 2024, uma redução de 38,5% foi registrada comparada ao mesmo período do ano passado. Horários e locais considerados de maior vulnerabilidade têm ganhado destaque nessa missão.
Região Metropolitana
Quanto ao município de Lauro de Freitas houve uma queda de 52,94% no número de veículos roubados e furtados, comparado ao período do dia 1º a 24 de junho de 2023.
No mesmo período, houve o registro de 34 ocorrências, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 16.
Acima de tudo, os dados colhidos pela SSP e Polícia Civil refletem a presença de blitze com apoio do Esquadrão Águia e Detran, operações com a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp RMS, atuação do Esquadrão de Motociclistas em Camaçari, de abordagens itinerantes com a verificação de documentação, busca por drogas e veículos roubados e clonados.