25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Fraude - 17/11/2023, 17:47 - Acácia Vieira

Corpo de homem que usava o nome do irmão é identificado pela polícia

Caso aconteceu em Teixeira de Freitas, após as impressões digitais serem emitidas

Homem morto em Mucuri usava dados do irmão há quase 20 anos
Homem morto em Mucuri usava dados do irmão há quase 20 anos |  Foto: Ascom - DPT

Um caso de fraude documental foi descoberto na Coordenadoria Regional de Policia Técnica (CRPT) de Teixeira de Freitas, após um corpo ser localizado na cidade de Mucuri.

De acordo com o perito técnico responsável pela identificação, Elson Gonçalves de Oliveira Júnior, o corpo recebido pela unidade estava com a identidade do estado do Rio de Janeiro. “Recebemos este corpo com uma identidade do Estado do Rio de Janeiro e, imediatamente, solicitamos do Instituto de Identificação Afrânio Peixoto/RJ o envio da ficha papiloscópica do indivíduo para compararmos com as digitais do corpo”, explicou o perito.

Após a entrada do corpo no Instituto Médico Legal (IML), a equipe responsável foi informada da possibilidade do indivíduo estar utilizando o nome de outro familiar. desta forma, foram solicitadas as fichas dos irmãos, confirmando assim que o corpo que estava em Mucuri, utilizava o nome de um dos seus irmãos há quase 20 anos.

“Temos por protocolo o processo de identificação biométrica de todos os corpos que dão entrada na nossa regional”, destacou o coordenador Eder Amorim ao explicar que quando não é possível a identificação pelas impressões digitais, é feito pela odonto-legal ou o DNA.

“Declarar o óbito de um indivíduo traz grandes repercussões, envolvendo seguro, pensões e aposentadorias, por exemplo, portanto, é muito importante confirmar a identidade dos corpos que dão entrada na Polícia Técnica”, finalizou Eder.

O processo de identificação civil, criminal e da necropapiloscopia são atribuições dos profissionais Peritos Técnicos, que constituem parte das atividades fundamentais para o Departamento de Polícia Técnica ao cumprimento de sua missão institucional.

exclamção leia também