Cinco homens foram presos por policiais da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ª Coorpin/Teixeira de Freitas) após uma ação da operação contra crimes ambientais ser deflagrada nesta segunda-feira (18). Os homens tinham o objetivo de queimar as florestas de eucalipto nos municípios de Prado e Alcobaça.
A operação tem o intuito de combater as associações criminosas que praticam crimes ambientais, incêndio e furto de madeira, oriunda de uma floresta de eucaliptos, cultivada para a extração de celulose.
O grupo queria queimar as florestas para inutilizar as madeiras que fabricam a celulose. Segundo as investigações, os suspeitos roubavam o material, levando-o para um galpão, e o vendia para empresas que confeccionam móveis e para fábricas que se utilizam da madeira para usar como fonte de energia.
Todos tiveram a prisão preventiva decretada, além de outras sete determinações judiciais de busca e apreensão nas residências de investigados foram cumpridas. Maquinários como tratores e caminhões foram apreendidos. A operação continua e as diligências policiais estão em andamento para a apuração dos crimes.