27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Não passa nada! - 16/12/2023, 07:00 - Silvânia Nascimento

Conheça 'Loke', cão policial que ajuda a combater o tráfico de drogas

Doguinho é um os cães farejadores da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada

Loke é um reforço do efetivo da Cipe Chapada
Loke é um reforço do efetivo da Cipe Chapada |  Foto: Divulgação

Visualmente aparenta ser mais um dos inúmeros cachorros que costumamos encontrar no dia a dia, porém, as habilidades de 'Loke', um dos cães farejadores da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, vão além do que se pode imaginar. Na quinta-feira (15), Loke encontrou pastas de dente recheadas com drogas na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia.

O faro apurado de Loke lidera o ranking das inúmeras aptidões que ele possui. Com apenas cinco anos, o 'cãozinho', que integra a unidade há quatro anos e nove meses, é tido como reforço do efetivo em ações policiais que exigem cautela, agilidade e, sobretudo, eficiência na missão que lhe é dada.

Leia mais:

Não passa nada! Cão farejador da PM acha cocaína em pastas de dentes

Em entrevista ao Portal MASSA!, o comandante da Cipa Chapada, major Eduardo Neves explicou que 'Loke' é um grande e esperto parceiro da tropa. "Já são quase quatro anos utilizando ele em centenas de operações de combate ao tráfico de entorpecentes, tendo mais de vinte ocorrências com detecção de diversas drogas", contou o oficial.

Imagem ilustrativa da imagem Conheça 'Loke', cão policial que ajuda a combater o tráfico de drogas
Foto: Divulgação

Mas para que o 'K9' consiga executar suas missões com qualidade e segurança é necessário que ele passe por uma série de cuidados que vão desde a alimentação até os treinos. Por isso que assim como um policial militar, 'Loke' também sua rotina diária voltada para manutenção da prática de faro, atividade física, exercícios recreativos e, obviamente, alimentação balanceada para manter a saúde e uma boa performance.

Na maioria das vezes, o cão da unidade - sediada na cidade de Ruy Barbosa - é utilizado em operações que visam fechar o cerco contra o tráfico de drogas. "Utilizamos ele em ações de combate ao tráfico de entorpecentes, sejam elas preventivas como abordagens a veículos particulares ou de transporte de passageiros, ou aquelas que surgem a partir de acionamento sobre ocorrências que possuem suspeita da existência de entorpecentes em algum ambiente podendo ser veículo, residência, terreno ou outro local", explicou o major.

Imagem ilustrativa da imagem Conheça 'Loke', cão policial que ajuda a combater o tráfico de drogas
Foto: Divulgação

Além de 'Loke', a Cipe Chapada também conta com a cadela 'Dara', da mesma raça, e tão esperta e eficiente quanto o K9. Ainda de acordo com o comandante, a dupla de cães ajudam a otimizar o tempo nas ocorrências que envolvem esse tipo de crime. "Eles ajudam muito, devido a capacidade olfativa que têm, que pode fazer uma varredura em um ambiente extenso, com maior rapidez e precisão na detecção, potencializando a ação e otimizando a aplicação da tropa", explicou o comandante.

exclamção leia também