Um comandante da Guarda Civil Municipal de São Gonçalo, cidade a 108 km de Salvador, identificado como Márcio de Oliveira Machado, foi exonerado do cargo na quinta-feira (4). A situação aconteceu após ele se envolver no espancamento de um adolescente de 17 anos com cassetetes, em uma festa no município.
Segundo denuncias realizadas pelos familiares da vítima, a agressão ocorreu na última segunda-feira (1), na festividade do "Arrastão do Kannário", promovida pela Prefeitura daquele município. Eles alegam que os agentes da Guarda Civil Municipal agrediram fortemente o rapaz com cassetetes, chegando a deixá-lo desmaiado.
Veja o vídeo:
Pessoas presentes no evento tentaram socorrê-lo. Ele foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE) e, de acordo com os parentes, sofreu traumas na região da cabeça. O jovem passou por cirurgia, está internada na UTI e seu estado de saúde é estável.
Leia também:
Cuidadora agredida relata ameaças: "Quer que eu pegue pelo braço?"
PM 'pega ar' após incendiadores de buzu vazarem da prisão
Após tomar ciência do caso, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos informou em nota que a Corregedoria da Guarda Civil Municipal iniciou uma investigação para aplicar sanções disciplinares aos agentes envolvidos. Além disso, exonerou o comandante da Guarda Municipal após o incidente.
A decisão foi publicada na quinta-feira (4), no Diário Oficial Eletrônico, e um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos.