28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Se deu mal - 06/12/2023, 12:05 - Da Redação

Com pistola falsa, adolescente fez a limpa durante assalto no Lobato

Ele foi apreendido na madrugada desta quarta-feira (6)

Pertences das vítimas encontrados com o suspeito
Pertences das vítimas encontrados com o suspeito |  Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por guarnições da 14ª Companhia Independente da PM, na madrugada desta quarta-feira (6), com uma pistola falsa , após roubar celulares e relógios no bairro do Lobato, em Salvador.

Segundo a PM, ainda na ação, os PMs conseguiram frustrar o roubo a um ônibus que faria a “panha” de motoristas e cobradores na região do Subúrbio Ferroviário.

Por volta das 3 horas, durante a Operação Guardiões da Noite, policiais militares foram acionados com a informação de que um indivíduo estava realizando assaltos nas proximidades de um estabelecimento comercial no Lobato.

Ainda de acordo com a PM, a guarnição intensificou as rondas e, no Alto do Bom Viver, conseguiu localizar o autor com um simulacro de arma de fogo e recuperar pertencentes roubados de vítimas (celulares, relógios, um óculos novo na caixa, uma balança, porções de droga, dois anéis e uma corrente).

No momento da apreensão, o infrator revelou aos policiais que iria praticar um roubo a um ônibus que faria a “panha” dos rodoviários na região. O capturado e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Recuperação do aparelho

Para tentar recuperar o aparelho apreendido durante o assalto, as forças de segurança estadual orienta que, o primeiro passo, é registrar a ocorrência por meio da delegacia virtual ou numa unidade física da Polícia Civil.

Com o registro do B.O é possível apresentar na unidade policial e iniciar o trâmite para recuperar o aparelho.

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública disponibiliza o 'Alerta Celular', ferramenta criada com o objetivo de dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados, além de facilitar a devolução dos itens aos proprietários.

Ao acessar o site Alerta Celular, o dono do aparelho deve fazer o cadastro do IMEI - número que identifica o aparelho e que consta na nota fiscal e na embalagem original do celular. O número também pode ser obtido discando *#06# do próprio aparelho.

Com o cadastro do IMEI, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. Caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o boletim. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

exclamção leia também