
O número de vítimas fatais por intoxicação com metanol em São Paulo chegou a cinco, nesta terça-feira (30), segundo o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Ao todo, já foram registrados 22 casos relacionados à contaminação: sete confirmados e 15 em análise. Apenas um dos óbitos foi comprovadamente causado pela ingestão da bebida adulterada.
Leia Também:
O anúncio foi feito durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. A gravidade do caso levou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a determinar a abertura de um inquérito da Polícia Federal.
Já o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, acrescentou que o trabalho será conduzido em parceria com a Polícia Civil paulista e que resultados devem surgir em “um curto espaço de tempo”. Ele também alertou que parte da importação de metanol passa pelo porto de Paranaguá, e que as apurações podem se conectar a investigações sobre a cadeia de combustíveis, incluindo possíveis vínculos com o crime organizado.
Entenda o caso
Cinco jovens foram contaminados por metanol no início deste mês após consumirem gin importado de uma adega na região da Cidade Dutra, zona Sul de São Paulo. Um deles ingeriu o líquido puro e precisou ser internado em estado grave, enquanto os demais consumiram a bebida diluída com energético e gelo.
Outras três vítimas também precisaram de atendimento hospitalar. As garrafas de gin foram apreendidas para perícia, e a investigação segue para identificar a origem da substância.
O que é metanol
O metanol, também chamado de álcool metílico, é um tipo de álcool líquido, incolor e inflamável, com cheiro e sabor muito parecidos com os do etanol, o que dificulta sua detecção quando misturado a bebidas alcoólicas.
Ao contrário do etanol, o metanol é usado principalmente na indústria, como matéria-prima para a produção de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Embora tenha grande importância industrial, é extremamente tóxico para o consumo humano e pode causar morte, mesmo em doses pequenas.
Esse vídeo da @thelminha sobre as bebidas adulteradas com Metanol é extremamente informativo e importante de ser repassado!!!
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) September 30, 2025
pic.twitter.com/w04cFsvMbY