27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

RESGATE COM GPS - 21/01/2025, 06:53 - Silvânia Nascimento - Atualizado em 21/01/2025, 07:38

Celulares do povo são devolvidos após crimes na Bahia

Por meio do Sistema Alerta Cidadão e da Operação Mobile, proprietários podem ter o aparelho de telefone de volta

Devolução dos celulares subtraídos aconteceu nesta segunda
Devolução dos celulares subtraídos aconteceu nesta segunda |  Foto: Divulgação/Ascom PC-BA

Com a chegada das festas populares em Salvador, os cuidados com os pertences precisam ser redobrados. É no famoso empurra-empurra dos eventos que os furtadores se aproveitam da multidão para subtrair itens dos foliões.


Leia mais:
Operação Mobile: celulares roubados são recuperados pela polícia
Vacilou, perdeu! PM recupera 15 celulares roubados em Feira

Nunca se sabe quando imprevistos como esse podem acontecer, por esse motivo que a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) disponibiliza o portal Alerta Cidadão, para que a população cadastre, no CPF do seu proprietário, celulares, veículos e bicicletas.

Com esse cadastro feito, se o item for furtado ou roubado, a vítima pode gerar um alerta para à polícia e, caso seja localizado, pode ter o equipamento de volta. O cadastro deve ser feito por meio do site alertacidadao.ssp.ba.gov.br.

Outra iniciativa que tem ajudado os proprietários a terem seus equipamentos de volta é a Operação Mobile, coordenada pelo Ministério da Justiça, mas realizada na Bahia e em outros estados do país para combater o comércio ilegal de celulares, identificar os receptadores e devolver os aparelhos.

Nesta segunda-feira (20), na Bahia, a Polícia Civil devolveu cerca de 250 celulares que foram recuperados em mais uma fase dessa operação. Contudo, é preciso ficar atento às regras. Aqueles que perderam o aparelho num acidente ou numa ação criminosa, só terão chances de recuperá-lo se apresentarem a nota fiscal. Se o aparelho for encontrado, os órgãos enviarão uma intimação ao proprietário informando sobre a localização e retirada do produto.

Cerca de 250 aparelhos foram devolvidos
Cerca de 250 aparelhos foram devolvidos | Foto: Divulgação/Ascom PC-BA

Delegada alerta: Tem que registrar o B.O

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, destacou que o registro do Boletim de Ocorrência é indispensável para ajudar a ter o item de volta.

“O registro é o primeiro passo para que possamos agir. Quando o número do IMEI é registrado no boletim, as chances de localizar e recuperar o celular aumentam. É uma ferramenta essencial para que as vítimas recebam seus bens de volta e para que possamos prevenir essa prática criminosa”, disse Heloísa.

Em dezembro do ano passado, na Bahia, 436 pessoas que adquiriram celular com queixa de roubo ou furto foram intimadas pela polícia.

exclamção leia também