28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

TÁ BARRIL DE MIL - 04/05/2023, 19:51 - Pedro Moraes- Atualizado em 04/05/2023, 20:09

Casa da mãe Joana? Insta vira palco de invasões hackers

Para entender a situação, o Portal Massa! conversou com um advogado especialista em Direito Digital e vítimas

Para entender a situação, o Portal Massa! conversou com um advogado especialista em Direito Digital e vítimas
Para entender a situação, o Portal Massa! conversou com um advogado especialista em Direito Digital e vítimas |  Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Já pensou você estar na correria do trampo pesado ou de quebradinha sossegado em casa e, do nada, “alguém tentou entrar na sua conta com a sua senha”? Esse é o cenário menos doloroso, já que, até aqui, você pode ter a chance de modificar a senha e ficar ‘suave na nave’ com sua conta no Instagram.

Por outro lado, se a mensagem que aparece no visor do seu celular ou computador é “acesso inválido” ou algo do tipo, certamente, você é uma nova vítima do ‘boom’ de invasões hackers nessa rede social.

Plataforma de mídia social amplamente popular, o Instagram figura na quarta posição entre essas ferramentas, somando mais de 2 bilhões de usuários ativos, segundo um levantamento da Meta, divulgado em outubro do ano passado.

Apesar da fama de ser prático e acessível, o Insta, como é conhecido popularmente, virou a ‘casa da mãe Joana’. São vários os casos de invasão de hackers às contas de vários usuários pelo mundo todo.

Na esfera estadual, quem teve o seu perfil hackeado foi o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). O perfil oficial do emedebista apresentou, nos stories, imagens de um suposto esquema de golpe envolvendo transferência via pix.

Na publicação, os interessados deveriam transferir um valor a partir de R$ 500,00, com, posteriormente, uma nova transferência, dobrando o valor investido.

Confira o bafafá com o vice-governa:

Imagem ilustrativa da imagem Casa da mãe Joana? Insta vira palco de invasões hackers
Foto: Reprodução/Redes sociais
Imagem ilustrativa da imagem Casa da mãe Joana? Insta vira palco de invasões hackers
Foto: Reprodução/Redes sociais
Imagem ilustrativa da imagem Casa da mãe Joana? Insta vira palco de invasões hackers
Foto: Reprodução/Redes sociais
Imagem ilustrativa da imagem Casa da mãe Joana? Insta vira palco de invasões hackers
Foto: Reprodução/Redes sociais

Leia Mais

Vice Geraldo Júnior tem conta invadida por hackers

Adulto Ney tem perfil em rede social hackeado

Que é isso? Hackers invadem site do PT e metem foto de ator pornô

Na ‘bruxa’ com esse atual cenário digital, o Portal Massa! entrou em contato com Newton Dias. O advogado, com mais de 115 mil seguidores no Instagram, é especialista em Direito Digital. A receita para fugir da cilada do possível golpe do pix requer atenção redobrada.

Aspas

“Os usuários devem evitar clicar em links e baixar aplicativos suspeitos. Além disso, é interessante sempre ter um número ou e-mail, se possível, exclusivo para as redes sociais”, pontua.

Questionado sobre a possibilidade dessa rede social ser responsabilizada pela invasão das contas, Newton pontua que uma eventual indenização seria possível caso o Insta ficasse “omisso” quando “devidamente avisado”.

Um usuário do Instagram, entre os mais de de 1 bilhão mensais ativos, que teve a identidade preservada, explicou como encarou as horas de tensão entre a descoberta da invasão hacker até a recuperação da sua conta.

Aspas

“Quando eu percebi que tinha perdido a conta no Instagram, tive um sentimento de impotência ,porque não sabia como agir, nunca havia sido orientado, nunca havia passado por isso. Fiquei totalmente desorientado, bateu aquele desespero, se havia se estendido para outras redes sociais, para as contas bancárias. Acordei bem assustado na hora, corri para tentar resolver, mas não sabia como fazer. Procurei por amigos próximos que já tivessem passado por isso, foi quando tive uma luz para tentar recuperar a conta”, detalha.

Newton Dias acrescenta que essa rede social virou “meio para golpes” e oportuniza diversas possibilidades para os hackers.

Apesar desse buraco negro da web, L.S. conseguiu recuperar seu perfil com 24 horas após o procedimento interno do Instagram - que envolve o envio de selfie do proprietário da conta -, mas há quem passe maior perrengue.

Foi o caso, por exemplo, de R.M. O contador, de 42 anos, relatou ao Portal Massa! que fez o procedimento, mas, após três dias de espera, não teve êxito. Coube a ela recorrer a um especialista em redes sociais e desembolsar mais de R$ 300,00. Referente a essa batalha, o advogado explica que é importante fazer um b.o (boletim de ocorrência).

Aspas

“[É fundamental Já procurar um advogado. Atrás do que parece ser uma simples invasão pode incorrer, por exemplo, vazamentos de dados pessoais do usuário ou de quem ele interage”, finaliza.

Pegue a visão de como deixar o seu perfil mais seguro

1. Monte uma senha complexa
Não use uma única senha para vários serviços, plataformas e redes sociais.

2. Utilize a autenticação de dois fatores
Oferecida pelo próprio Instagram, a autenticação de dois fatores garante que todo login necessite de uma senha temporária além da sua senha normal.

3. Insira um e-mail seguro
Caso conecte o seu perfil a um endereço de e-mail, certifique-se de que o endereço citado é seguro.

4. Desative o acesso da sua conta a outros apps
Alguns aplicativos pedem a permissão para acessar recursos ou outros apps instalados no seu smartphone. Tenha atenção redobrada com esses apps.

5. Não clique em links enviados em chat privado
Se você receber uma mensagem privada de algum desconhecido ou seguidor com um link, evite ainda que a URL pareça familiar.

6. Se ligue, vei: Não salve sua senha em PCs aleatórios
Ao acessar o login do Instagram, é possível ver uma opção para que o dispositivo lembre do seu nome de usuário e senha. Busque utilizar o modo incógnito do navegador, todas as vezes que utilizar o Instagram em computadores de outras pessoas ou locais públicos, tente utilizar o modo incógnito do navegador.

7. Tire o dedo de e-mails suspeitos
Vale destacar que você precisa evitar clicar em emails suspeitos do Instagram.

exclamção leia também