Um dos líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), Evandro Batista Ferreira caiu na bala durante uma operação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) Bahia e Ceará, realizada na madrugada desta quinta-feira (18). Conhecido como Evaldo Coragem, o bandido era um dos homens mais procurados do Brasil, com recompensa de R$ 8 mil, e planejava aumentar a atuação do grupo criminoso no sertão nordestino.
Evaldo Coragem liderava o PCC no Ceará, mas havia fugido para a cidade de Juazeiro na tentativa de escapar da polícia. Ele foi encontrado com mais dois comparsas em uma região de zona rural. O trio reagiu a tentativa de prisão e acabou sendo baleado. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
Foram encontrados com eles uma pistola calibre 380, duas espingardas calibres 12 e 20, carregadores, munições e R$ 30 mil em espécie. Todo o material foi apreendido. A ação também contou com o auxílio da Cipe Caatinga, da DPF de Juazeiro, do COPPM, do CPME e da PCCE.
Veja o material encontrado:
Planos para dominar o Nordeste
Foram as ações de inteligência da polícia que apontaram o local onde Evaldo estava escondido. Ele estava agindo friamente na busca pela expansão do PCC no interior dos estados do Nordeste.
Ele estava recrutando novos associados para a facção e pretendia explodir agências bancárias no sertão para conseguir recursos financeiros para tirar seus planos do papel.
Agora, as ações de inteligência das FICCOs Bahia e Ceará vão continuar buscando identificar outros integrantes do grupo criminoso liderado pelo Evaldo Coragem.