24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Na mira da polícia - 22/05/2024, 12:07 - Léo Moreira | Portal A TARDE - Atualizado em 22/05/2024, 18:54

Cabeça cara do Calabar, Averaldinho dava ordens de dentro do presídio

Criminoso está preso desde fevereiro do ano passado

Averaldinho foi um dos alvos da operação deflagrada na manhã desta quarta
Averaldinho foi um dos alvos da operação deflagrada na manhã desta quarta |  Foto: Divulgação

Cabeça cara e já atrás das grades, Averaldo Ferreira da Silva Filho, vulgo Averaldinho, foi um dos alvos da operação Hégira, deflagrada na manhã desta quarta-feira (22) pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). Apontado como liderança do tráfico de drogas no bairro do Calabar, em Salvador, ele teve o mandado de prisão cumprido dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Averaldinho está preso desde fevereiro do ano passado, quando foi capturado em Guarajuba, durante a Operação Garrote, deflagrada pela Coordenação de Narcóticos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco). Ele já integrou a carta damas de copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, e foi localizado em um condomínio de luxo, na região da Linha Verde.

Ao todo, 20 pessoas suspeitas de ter algum tipo de ligação com a facção criminosa foram alvos da operação. Destes, sete mandados foram cumpridos no sistema prisional. A organização criminosa, liderada por internos do sistema penitenciário da Bahia e que fazem parte de um grupo de São Paulo, está sendo investigada há 22 meses.

“Os líderes da organização se valiam de comparsas em liberdade para praticar os crimes”, informou a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira.

Dos 13 criminosos localizados em diferentes bairros de Salvador, cinco eram monitorados por tornozeleira eletrônica.

As investigações realizadas pelo Draco também apontaram a atuação do grupo em crimes contra o patrimônio, praticados na orla de Salvador e alguns deles durante o Carnaval 2024. As vítimas eram turistas ou moradores de bairros nobres.

Liderança do PCC alcançada

Segundo a Polícia Civil, duas pessoas que estavam com mandados de prisão temporária em aberto também foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas. Augusto César dos Santos Barbosa, conhecido como ‘China’ e apontado como uma das lideranças do tráfico em Salvador, foi localizado em um imóvel na Barra. Ele resistiu à prisão e confrontou com as equipes policiais, sendo atingido por disparos de arma de fogo.

‘China’ responde a quatro homicídios, sendo três como mandante e um como executor. Ele também é tutor do pitbull que atacou dois cães na Barra e usava o animal para amedrontar moradores e comerciantes do bairro.

Outros integrantes da organização criminosa, liderada por internos do sistema penitenciário e que fazem parte de um grupo de São Paulo, estão sendo procurados. Além dos mandados de prisão, a Justiça também decretou o bloqueio de contas bancárias e congelamento de ativos financeiros dos investigados.

Equipes dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) estão em campo participando da operação.

exclamção leia também