Dois vendedores que atuam na região de Feira de Santana, na Bahia, se tornaram vítimas de uma campanha de fake news na internet. Jucival dos Santos e Ivanildo Marques estão enfrentando um pesadelo após uma foto deles começar a circular junto a um falso alerta, insinuando que eles seriam sequestradores de crianças.
Há cerca de 20 dias, um áudio começou a se espalhar em aplicativos de mensagens, alertando sobre uma suposta van com dois homens que estariam "passando de colégio em colégio levando criança". Esse áudio circula junto com uma foto de Jucival e Ivanildo.
Leia mais:
Homem suspeito de drogar e estuprar filha em hotel é preso no interior
Guardas são suspeitos de mexer em milhões de reais na Cracolândia
Desde que o boato ganhou força, Jucival e Ivanildo vivem com medo. Os dois costumam pegar mercadorias como itens de cama, mesa e banho em Feira de Santana para revender no interior do estado. No entanto, com o alerta falso circulando, eles temem pela própria segurança nas ruas da cidade.
Tiraram foto da gente, divulgaram dizendo que a gente estava sequestrando criança, deixando a gente abalado, impossibilitando de trabalhar por medo de represália
Ivanildo Marques em entrevista à TV Subaé
A Polícia Civil confirmou que os dois vendedores prestaram queixa em delegacias de Feira de Santana e Irecê e agora busca identificar a autoria do crime. Se identificados, os responsáveis pelo alerta falso que criou o tumulto podem responder por calúnia e difamação.