
As câmeras corporais, que começam a ser implementadas nas fardas dos policiais a partir desta terça-feira (7), terão também a função especial de poder gravar a ocorrência ao vivo. Porém, de acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, inicialmente apenas 25% do material terá esta função.
O secretário explicou que as funções 'livestream' serão registradas em tempo real no fardamento das autoridades e transmitido diretamente para o comandante e a central de controle. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (7).
A ferramenta será crucial em casos como sequestro, perseguições e outros, é o que garante Werner. "Isso aí é uma ferramenta de suma importância, por exemplo, numa situação de tomada de refém, onde a gente começa a fazer a gravação daquele cenário para que possa ser acompanhado pelo comandante e o grupo de operações da inteligência, e até demandar mais apoio, mais reforço, em uma situação desta", destacou ele.
Leia mais:
SSP começa implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança
Imagens das câmeras só poderão ser solicitadas mediante ordem judicial
As imagens gravadas pelas bodycams ficaram disponíveis para uso em inquéritos policiais, procedimentos administrativos disciplinares e processos judiciais. Para ter acesso, o secretário indicou que será necessário abrir um requerimento diretamente para a Secretaria de Segurança Pública para análise.